HOMENAGEADOS

1. Bióloga Alice Cristina Mondin – 39.460/02

Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2003). Mestrado pela Universidade de São Paulo (USP) atuando juntamente ao Instituto Butantan (2003 a 2007) como pesquisadora das áreas de zoologia e toxinologia. Conclui programa de trainee da Companhia Vale do Rio Doce na área de meio ambiente e atuou como coordenadora de fauna e como parte da equipe da Gerência de Biodiversidade (2004 a 2008). Atualmente atuo na área de Conservação, Gestão e Licenciamento Ambiental em minha empresa de consultoria, Take Care, sediada em Linhares-ES. "Tenho como meta pessoal, unir as empresas, a universidade e as comunidades em parcerias que resultem em trabalhos altamente aplicáveis e de interesse comum, por entender que desta forma nossa atuação se torna mais eficiente".

2. Vereador Leonel Brizola Neto

LEONEL BRIZOLA NETO (nascido em 03/08/1975) é um político carioca, neto do Estadista Leonel de Moura Brizola, filiado ao PDT (Partido Democrático Trabalhista). Eleito Vereador no Rio de Janeiro, em 2008, foi líder do Bloco de Esquerda e atualmente é Vice-Presidente da Câmara Municipal.
Desde o inicio do seu mandato em 2009 sua agenda política tem dado destaque a determinados segmentos das políticas públicas: como a educação, saúde, segurança, trabalho, seguridade social, defesa civil, transparência administrativa, ordenamento urbano e meio ambiente.
Dessa forma atuou em 17 Comissões Parlamentares primando pela defesa dos Trabalhadores, Direitos Humanos, Educação, Questões Urbanas e de Meio Ambiente.

3. Biólogo Carlos Henrique de Freitas Burity – 21.556/02

Biólogo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1992, onde tive a oportunidade de fazer a iniciação científica, aperfeiçoamento, Mestrado e Doutorado. A docência foi exercida no supletivo, ensino fundamental, médio e terceiro grau. Esta última exercida até os dias de hoje em IES no Estado do Rio de Janeiro (UNIGRANRIO). Docência em ensino médio, de Graduação (área de saúde), de Pós-Graduação: Lato Sensu e Stricto (em Mestrado e Doutorado). A vivência administrativa em Coordenação de Disciplina (Morfologia), de Setor (Morfologia - Equivalente a Dept.), Acadêmica de Curso (Ciências Biológicas e Tecnólogo em Gestão Ambiental); Direção de Instituto (Biociências) e membro de CONSEPE, de Comitê de Ética em Pesquisa e Pós-Graduação. Vivência científica voltada para a Pesquisa em Morfologia de Grupos Recentes (Primatas Neotropicais), com publicações nacionais e internacionais nesta área, em parceria com o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ-FEEMA). Assim como, orientações de IC e Mestrado e participação em bancas examinadoras de diferentes níveis de formação.

4. Biólogo Edvaldo Peisino – 55.302/02

Graduado em Ciências Biológicas na UFES - Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando em Ecologia – UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense; – Linha de Pesquisa: Etologia e Conservação de Vertebrados Terrestres, com ênfase em Anfíbios do Espírito Santo.
Coordenador de Projetos em Meio Ambiente da TBG - Transportadora Brasileira do Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL);
Professor Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira – CESAT (UNISERRA);
Gerente de Projetos Ambientais do ICAPES – Instituto Capixaba de Pesquisa, Ensino e Serviços.
Diretor da empresa ATOL Consultoria Ambiental Ltda.;
Coordenador do Licenciamento Ambiental do Parque Eólico Coxilha Negra em Santana do Livramento – RS incluindo Monitoramento de Fauna para empresa ELETROSUL – ELETROBRAS;
Coordenador do Monitoramento de Fauna da LT Tijuco Preto – Itapeti NE em Mogi das Cruzes – SP para empresa FURNAS – ELETROBRAS;
Coordenador do Monitoramento de Fauna da LT Bom Despacho – Ouro Preto II percorrendo 12 municípios no estado de Minas Gerais para empresa FURNAS – ELETROBRAS;
Coordenador do Monitoramento da Qualidade Ambiental da Baía de Piraquara de Fora em Angra dos Reis – RJ para atendimento das condicionantes da Licença Ambiental da USINA Termonuclear de ANGRA I da empresa ELETRONUCLEAR – ELETROBRAS;
Coordenador do Monitoramento da Qualidade Ambiental da Bacia do Rio Paraíba do Sul na cidade de Cataguases – MG para ANA – Agência Nacional das Águas;
Coordenador da Elaboração dos Planos de Manejo de Fauna dos Aeroportos de Jacarepaguá – RJ, Teresina – PI; Juazeiro do Norte – CE e Petrolina – PE para INFRAERO.

5. ONG Ecomarapendi

Mais do que desenvolver projetos, programas e serviços, a ONG Ecomarapendi, brasileira do Rio de Janeiro, se orgulha de ajudar, desde 1989, a formar uma geração inteira de cidadãos com responsabilidade socioambiental. São mais de 20 anos informando, educando, fazendo estudos e pesquisas para importantes empresas e instituições. com atendimento direto a mais de 200.000 pessoas, de diversas classes sociais, profissões e faixa etária. De todos os pontos do país. Apontando novos caminhos, oportunidades e tendências, a Ecomarapendi, através de sua diretora (e um dos fundadores), a ambientalista Vera Chevalier, é uma referência nacional em meio ambiente e reciclagem. Uma história de integridade, pioneirismo, sonhos e conquistas, que demonstra, acima de tudo, que todo compromisso pode e deve ser sustentável.

6. Bióloga Marcia Souto Coury – 12.973/02

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1978), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Doutorado em Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), Pós-Doutorado no The Natural History Museum, Londres (1997), California Academy of Sciences, California (2005) e Muséum national d'Histoire Naturelle, Paris (2009). Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é um dos curadores da coleção de Diptera do Museu Nacional. Faz parte do corpo de referee de vários periódicos científicos, tais como: Zootaxa, Revista Brasileira de Entomologia, Zoologia, Brazilian Journal of Biology, Proceedings of the California Academy of Sciences, Journal of East African Natutal History, Fiji Arthropods, Proceedings of the Entomological Society of Washington, Systematic Entomology, Acta Zoologica Academiae Scientiarum Hungaricae, Entomological News. Orienta alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e de Iniciação Científica. Desde 2006 é Research Associate of the Department of Entomology da California Academy of Sciences. É membro do International Council of Dipterology (2006-2014). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Sistemática e morfologia de grupos recentes, atuando principalmente em Diptera Muscoides, área do conhecimento da maior parte de suas publicações.

7. Bióloga Maria Fernanda Santos Q. da Costa Nunes – 02.071/02

Bióloga, com Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado, modalidade Ecologia, pela UFRJ em 1979, Instituto de Biologia.
Mestre em Ciências,Geografia na Área de Análise Ambiental pela UFRJ pelo Instituto de Geociências e Doutor em Ciências,Ecologia, na Área de Manejo de Recursos Naturais, pela Universidade federal de S.Carlos.
Professora da UFRJ desde 1980 do Instituto de Biologia.
Atualmente, ocupa o cargo de Decana do Centro de Ciências da Saúde- CCS
Foi Diretora do Instituto de Biologia por 8anos e Diretora Adjunta de Ensino de Graduação do mesmo Instituto por 4anos. Chefe do Departamento de Ecologia, por 2anos e Coordenadora de Ensino do Departamento de Ecologia, por 4nos.
Atua na graduação como professora de disciplinas de ecologia para a Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e nos Programas de Pós Graduação de Ciências Ambientais, da Escoloa Politécnica, Formação de Professores de Ciências e do Instituto de Biofísica e no Recursos Naturais e Desenvolvimento Ambiental Do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável de Macaé.
Desenvolve pesquisa na área ambiental e ecológica,com projetos na área de conservação da biodiversidade , recuperação de áreas degradadas e planejamento e gestão ambiental.
Desenvolveu mais de 60 projetos de consultoria e extensão, na área ambiental e ecológica, em especial estudos ambientais de vegetação e flora, avaliação e impacto ambiental, planejamento e gestão de unidades de conservação e recuperação de áreas degradadas.

8. Biólogo Paulo Roberto da Costa – 03.900/02

Biólogo, Docente UFRJ e Sócio responsável pelos Laboratórios da rede Lab’s Dor.

10. Biólogo Santiago Valentim de Souza – 42.048/02

LICENCIATURA E BACHARELADO: FAHUPE. Ciências Biológicas (1974)
PÓS – GRADUAÇÃO: Gama Filho. Curso de Gestão Ambiental: 2005
Membro Conselheiro do Conselho Regional de Biologia – CRBio 02 e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RJ)
Membro Conselheiro e Coordenador da Câmara Técnica de Políticas Ambientais do Conselho de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (CONSEMAC).
Representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RJ) no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, na Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável.
Representante do Conselho Regional de Biologia-2ª Região RJ/ES em Câmaras Técnicas do Conselho de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (CONSEMAC) e do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios contribuintes à Baía de Sepetiba – Comitê Guandu
Representante da ABES/RJ na elaboração na Agenda 21 do COMPERJ.

11. Biólogo Wagner Jorge Garcia – 04.994/02

Formou-se em Ciências Biológicas e Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior, foi autor do projeto voltado para Profilaxia em Endemias Rurais aplicado no município de Macaé.
Iniciou sua carreira profissional como professor atuando também como Técnico de Laboratório e Pesquisador Físico, Químico e Biológico na UNI-RIO.
No decorrer de suas atividades profissionais, iniciou suas atividades como vendedor técnico de material para laboratório junto aos hospitais em geral e laboratórios de análises clínicas, alcançando o sucesso, que sempre o acompanhou, até assumir a Presidência da D-med.
Com seu espírito empreendedor tornou-se franqueado de renomado laboratório médico, propiciando alternativas de atendimento e prestação de serviços à população Tijucana.
Consagrado empresário em 1987, fundou a empresa PLAST-LABOR Indústria e Comércio de Equipamentos Hospitalares e Laboratoriais Ltda voltada principalmente para a fabricação de meios de cultura prontos para uso (microbiologia).

12. Agente Fiscal Marcelo Figueiredo – CRBio-02

Desde que trabalhamos na fiscalização do CRBio-02, temos como principal meta a orientação dos nossos profissionais e das empresas registradas conosco.
Durante esse tempo podemos destacar o combate ao exercício ilegal da profissão, profissionais atuando sem o devido registro junto ao crbio-02 e as pessoas jurídicas que tambem atuavam sem responsável técnico legalmente habilitado ou sem registro no crbio-02.
Destaca-se pela primeira vez na história do sistema cfbios/crbios, a descoberta de um falso profissional Biólogo, atuando no cargo de Biólogo, com diploma falso , em uma grande empresa a anos colocando a sociedade em risco. A empresa e o referido cidadão foram denunciados ao Ministério Publico Federal e as autoridades competentes, por exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica. A noticio teve grande cobertura da mídia em todo Brasil , alertando a população e toda sociedade dos seus direitos, porque a saúde segundo a Constituição Federal é um ""bem indisponível."
Destaca-se a atuação junto a Órgãos públicos nos editais de concurso solicitando a inclusão de profissionais Biólogos devidamente habilitados.
O acompanhamento dos profissionais que atuam em grandes empresas públicas e privadas que tem Biólogos a frente de sua responsabilidade técnica.
O numero crescente de ART´s conscientizando o profissional a registrar os trabalhos , prestação de serviços ou exercício de cargo e função desenvolvidos como Biólogo.
O trabalho junto a COFEP Comissão Permanente de Fiscalização do Exercício Profissional, com atribuições de metas e tarefas da Fiscalização.
O atendimento diário a pessoa física/jurídica, orientando da melhor forma as duvidas e esclarecimentos.
Atuação conjunta com o departamento Jurídico para ações das causas da categoria.