Área de atuação: Biotecnologia e Produção

Biorremediação

A biorremediação, também chamada de remediação biológica, é uma técnica utilizada para minimizar os impactos ambientais causados pela poluição.

São utilizados agentes biológicos degradadores, particularmente microrganismos (bactérias, fungos, leveduras), enzimas, etc., os quais desintoxicam as áreas contaminadas pela poluição.

Com isso, eles removem ou neutralizam diversos poluentes tóxicos (orgânicos e inorgânicos) do meio ambiente, os quais estão presentes nos solos, águas (superficiais ou subterrâneas), dentre outros.

Quando utilizado, o microrganismo metaboliza e digere o contaminante. Por conseguinte, ele libera gás carbônico (CO2) e água (H2O).

Na RESOLUÇÃO Nº 227, DE 18 DE AGOSTO DE 2010, a” Biorremediação” está inserida no campo de atuação em Biotecnologia e Produção, ao passo que a RESOLUÇÃO Nº 517, DE 07 DE JUNHO DE 2019, regulamenta a atuação do Biólogo para produzir e manipular, com controle de qualidade e de biossegurança, organismos para biodegradação de poluentes, recalcitrantes ou não, em processos de biorremediação ou para extração de minerais de interesse econômico;

Você sabe qual a importância do Biólogo na área de Bioremediação?

Essa área é pouco conhecida pelos Biólogos e tem um grande potencial de exploração, pois pode atuar em eventos de derramamentos de produtos químicos e efluentes, bem como desenvolver e comercializar ativos naturais para tratamento de efluentes doméstico e industrial e recuperação do equilíbrio do ecossistema.

COMO O BIÓLOGO ATUA?

O Biólogo pode atuar na recuperação do ecossistema, seja em casos de derramamento de produtos derivados de petróleo, seja no tratamento de efluentes domésticos ou industriais. Sua participação é essencial, pois é o profissional que mais sabe lidar com microrganismos por conhecer as funções na cadeia trófica. Ele pode atuar como Responsável Técnico (RT) na elaboração de estudos de Biorremediação, assim como produzir e comercializar produtos composto por microrganismos.

Técnicas utilizadas de Biorremediação

Cada tipo de biorremediação possui diversas técnicas, das quais se destacam:

In-situ - Atenuação Natural, Bioaumentação, Bioestimulação, Fitorremediação, Landfarming

Ex-situ - Compostagem e Biorreatores

As vantagens de ter um Biólogo como responsável técnico

O Biólogo é o profissional que indicará quais espécies a serem utilizadas de modo a proporcionar a recuperação do macro ou microambiente, assim como o modo de uso, seja com o pool de microrganismos ou com micro-organismos isolados.

Para atuar nessa área, é importante que o Biólogo tenha formação em Biorremediação e Fitoremediação.

As atividades profissionais realizadas por Biólogos em Biotecnologia e Produção estão sujeitas à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), nos termos de Resolução CFBio específica.

Gostou de saber o que faz um Biólogo na área de Biorremediação?

[Postado em 28/04/2023 | 2093 visualizações]


Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.