UFES e CRBio-02 debatem carga horária de curso

Por Waldson Menezes (ES)

Na manhã desta quarta-feira (1º de junho) na sede do Conselho Regional de Biologia 2ª Região – RJ/ES, (CRBio-02), em Vitória (ES), o presidente Vicente Moreira Conti, acompanhado da Conselheira Cristina Nassar, coordenadora da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAP), receberam representantes da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) tendo como pauta as dúvidas existentes na carga horária e histórico escolar dos estudantes, a luz da Resolução CFBio nº 300/2012.

Estiveram presentes a professora Valquiria Ferreira Dutra, coordenadora dos Cursos de Ciências Biológicas, Cláudia Gontijo, Pró-reitora de Graduação e Thamires Vettorazzi, diretora em exercício da Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico.

Durante o encontro as professoras puderam eliminar as dúvidas que existiam na contagem da carga horária dos estudantes, pois no histórico escolar deles, enviado ao CRBio-02, haviam divergências no que poderia ser computado, dentre as diversas disciplinas, estágios e atividades que o estudante cursava e apresentava em seu histórico, sendo que algumas não podiam ser computadas por falta de amparo no que dispõe a Resolução CFBio nº 300/2012.

Segundo Cláudia Gontijo, a reunião foi muito positiva porque havia problemas na contabilização de cargas horárias e agora conseguiram chegar a um bom termo, "Trouxemos os nossos projetos pedagógicos de cursos, aquelas normatizações que saem dos conselhos e ao mesmo tempo, como representantes da UFES, tirar dúvidas para que o estudante possa, de fato, fazer seu registro e atuar sem dificuldades no mundo de trabalho", disse a Pró-reitora

Thamires Vettorazzi também saiu satisfeita do encontro. "Conseguimos alinhar algumas questões relativas às cargas horárias. Então, a avaliação por parte do CRBio-02 estará mais em comum acordo com o currículo do curso que está alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)".

Segundo Valquiria Dutra, havia um erro de interpretação no histórico dos alunos da UFES e a contagem de carga horária final cursada por eles estava sendo inconsistente com o que realmente cursaram. Então, a ideia foi mostrar o histórico, trazer as informações de como as disciplinas estão dispostas no histórico, evitando que haja problemas futuros na contagem de carga horária, em cumprimento a legislação do CFBio.

"Saímos satisfeitas porque conseguimos, tanto passar para a comissão algumas orientações sobre as análises do histórico, como também recebemos orientações para que possamos repassar aos alunos algumas questões que são ou não, consideradas. Essa aproximação com o CRBio é extremamente importante porque quando há problemas na comunicação fica difícil resolver se não tivermos esse contato. Assim, com esse contato, evitamos problemas que possam surgir", concluiu a coordenadora.

O CRBio-02 tem todo interesse em atender a classe. Nesses encontros podemos esclarecer todas as dúvidas que surgem e orientar as entidades de ensinos superiores (IES) a "atuarem em conformidade com os requisitos do Conselho. A aproximação com as IES é um objetivo que cada vez mais estamos buscando, pois, o contato com o estudante que escolhe a Biologia como profissão é fundamental para que ele conheça a *CARREIRA* que escolheu", afirmou Vicente Conti.

Após a reunião, Cristina Nassar falou sobre o trabalho em conjunto "É sempre importante a aproximação porque as duas instituições precisam trabalhar juntas para o bem do biólogo. Foi fundamental discutir pontos que não estavam claros no que diz respeito às disciplinas listadas nos históricos escolares dos egressos. Após a comparação dos pontos de vista, chegou-se a um consenso de aproveitar o máximo de disciplinas cursadas para registro no Conselho".

[Postado em 03/06/2022 | 1669 visualizações]




Quem leu, também se interessou por...

Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.