CRBio-02 articula parceria com a SEAMA-ES em favor dos Biólogos e Biólogas registrados e ativos

O Secretário Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo, Fabrício Hérick Machado, esteve reunido, em visita oficial, com o Presidente do Conselho Regional de Biologia 2ª Região RJ/ES, Vicente Moreira Conti, para defender e apresentar um projeto inovador intitulado Programa de Apoio aos Municípios Capixabas.

O Secretário agradeceu a oportunidade de estar no Rio de Janeiro com o Presidente do CRBio-02 num momento muito importante para o programa, que tem como foco o aporte financeiro aos municípios para a contratação de técnicos e que tenham condições de desenvolver projetos voltados à preservação do meio ambiente do estado.

"Por uma feliz coincidência, o maior número de profissionais que atuam na área de Meio Ambiente no Espírito Santo são Biólogos. Isso gera uma grande necessidade de aproximação da SEAMA/ES com a categoria e com o seu Conselho Profissional", reforça Fabrício, afirmando que "esta seria uma boa oportunidade para os registrados e ativos do CRBio-02".

O Espírito Santo é o primeiro estado do Brasil a ter 100% dos seus municípios licenciados ao PROESAM.

O PROESAM é o primeiro programa brasileiro de apoio estadual às Secretarias Municipais de Meio Ambiente no formato de compra de resultados, associando premiações financeiras proporcionais ao atingimento de um quadro de metas fixadas e pré-estabelecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, numa dinâmica de ciclos.

O Secretario espera a colaboração do Conselhos de Biologia, e também do de Química, para a formação e capacitação das equipes em ações voltadas ao tema: agenda azul, verde e marrom. "Esse é o apoio que precisamos dos dois Conselhos", afirma.

Vicente Moreira Conti informou aos presentes que a ideia de apoiar o Programa já foi levada à Plenária do Conselho e aprovada pelos Conselheiros, sendo muito bem recebida: "Mas por sermos uma Autarquia Federal, vinculada ao Ministério do Trabalho, com personalidade jurídica de Direito Público, há algumas exigências a serem cumpridas. Além disso, estamos num momento de transição interna visando melhorias administrativas, que beneficiarão principalmente nossos registrados."

Acompanhando à visita do Secretário, o Assessor da SEAMA/ES e também Presidente do Conselho Regional de Química no Espírito Santo 21ª Região e do Fórum dos Conselhos Regionais de Fiscalização Profissional no ES, Alexandre Vaz Castro, ressaltou que um grande apoio seria convidar um palestrante para o evento que está sendo promovido pela SEAMA/ES (veja a notícia SEAMA realiza Seminário Capixaba
de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos clicando aqui).

[Postado em 19/03/2022 | 1480 visualizações]




Quem leu, também se interessou por...

Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.