Biólogos querem acesso aos Hospitais e Institutos Federais

O CRBio-02 enviou ofício ao Subsecretário de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde, Sr. Luiz Tadeu Villela Blumm, em função do Edital nº 6, de 9 de fevereiro de 2022, relativo ao processo seletivo simplificado para contratação de profissionais, atendendo necessidade temporária de excepcional interesse público, para atuar nos Hospitais e Institutos Federais localizados na cidade do Rio de Janeiro(RJ).

No referido Edital foi constatado que as atribuições descritas do profissional Biomédico também são atribuições do profissional Biólogo: “auxiliar e executar atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise . Colaborar, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Operar e zelar pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde e realizar demais atividades inerentes as áreas de atuação dos dois profissionais.”

Por este motivo, em seu ofício, o presidente do CRBio-02, Vicente Moreira Conti, solicita a inclusão no certame do profissional Biólogo, com registro junto ao seu Conselho.
Considerando entre outros itens a Lei Nº 6.684, de 3 de setembro de 1979 que regulamenta as duas profissões, de Biólogo e de Biomédico, e cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e de Biomedicina.

Por decisão do CRBio-02, os Diretores dos Hospitais e Institutos nominados no Edital, também estão recebendo cópias do Ofício do Conselho enviado ao Ministério da Saúde, requerendo providências.

[Postado em 22/2/2022 | 508 visualizações]


Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.