Conselheiro do CRBio-02 tem artigo premiado

O MapBiomas é um projeto que envolve ONGs, universidades e empresas de tecnologia: "O prêmio é importante porque incentiva a realização de pesquisas de ponta sobre os biomas do Brasil", enfatiza o premiado, que diz: Estou muito feliz e orgulhoso por participar de um grupo tão seleto de pesquisadores que já no primeiro artigo recebe um prêmio tão importante."

É o Biólogo que explica: "O nosso artigo tem como cenário a Mata Atlântica e partiu do princípio que estudos recentes sugerem que a quantidade de habitat é o principal determinante da riqueza de espécies, enquanto a fragmentação de habitat tem efeitos fracos e principalmente positivos.

No artigo, os pesquisadores desafiam tais ideias usando um banco de dados multitáxons, incluindo 2230 estimativas de riqueza de espécies dependentes da floresta de 1097 locais de amostragem no hotspot de biodiversidade da Mata Atlântica brasileira.

"Utilizando uma abordagem de modelagem de equações estruturais, contabilizando não apenas os efeitos diretos da perda de habitat, mas também seus efeitos indiretos (via fragmentação do habitat), sobre a riqueza de espécies dependentes da floresta (animais e plantas), revelamos que, além dos efeitos da perda de habitat, a fragmentação do habitat tem impactos negativos na riqueza de espécies animais em níveis intermediários (30-60%) da quantidade de habitat e na riqueza de plantas em níveis altos (> 60%) da quantidade de habitat , ambos mediados por efeitos de borda.
Com base nesses resultados, argumentamos que descartar a fragmentação de habitat como uma força poderosa que leva à extinção de espécies em paisagens de florestas tropicais é prematuro e inseguro", enfatiza.

Este foi o primeiro artigo do Grupo de Síntese em Ecologia e Sustentabilidade da Mata Atlântica (SES-MA) que possui como missão desenvolver estudos no bioma Mata Atlântica, de forma a embasar a tomada de decisão e o desenvolvimento de políticas públicas ambientais voltados para o manejo de paisagens e a conservação da biodiversidade.

A cerimônia de entrega da premiação será no dia 16 de junho, terça-feira, às 17h, em São Paulo e será transmitida pelo canal do YouTube do Projeto MapBiomas.

O artigo pode ser lido no link https://sciencedirect.com/science/article/pii/S0006320719307402

[Postado em 16/06/2020 | 1836 visualizações]




Quem leu, também se interessou por...

Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.