Em defesa do Biólogo

O CRBio-02 encaminha a nota feita pelo CFBio em defesa da atuação dos Biólogos a frente da gestão de quaisquer atividades dispostas em sua legislação. O Sistema CFBio/CRBios não pode aceitar papéis secundários desmerecendo a capacidade profissional dos Biólogos que se equivale a qualquer outra classe, uma vez comprovado a experiência e currículo.

O Conselho Federal de Biologia – CFBio vem, publicamente, posicionar-se em defesa do diretor-presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e manifestar indignação diante da fala do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que desdenhou nesta quinta-feira (23/04) das orientações da instituição usando o argumento de que seu diretor-presidente "não é médico".

Tedros Adhanom é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Asmara, com mestrado em Imunologia de Doenças Infecciosas pela Universidade de Londres e doutorado em Saúde Comunitária pela Universidade de Nottingham. Eleito diretor da OMS em maio de 2017, Adhanom tem realizado um trabalho admirável em resposta à pandemia da Covid-19, demonstrando grande capacidade de liderança e sendo reconhecido internacionalmente como estudioso da saúde, pesquisador e diplomata.

O Dr. Tedros, como é conhecido, nasceu na Etiópia, onde atuou como ministro da Saúde e das Relações Exteriores. Além de ter liderado reforma no sistema de saúde da Etiópia, o diretor-presidente da OMS é referência global em pesquisas e ações no combate à malária e ao HIV e em políticas de saúde pública materna e infantil. Certamente, é mais um exemplo da grande contribuição que Biólogos têm oferecido à sociedade na área da Saúde.

Biólogos, assim como o diretor da OMS, são profissionais técnica e legalmente habilitados a atuarem em Saúde, possuindo formação multidisciplinar, o que lhes possibilita uma visão sistêmica e inovadora em relação aos problemas enfrentados. São profissionais que possuem profundo conhecimento em microbiologia, virologia, imunologia, epidemiologia, biologia molecular e saúde pública, que são áreas essenciais para o enfrentamento de uma pandemia de proporções tão grandes e desastrosas como a que estamos vivendo, especialmente quando complementadas por capacitação especializada, como é o caso do Dr. Tedros.

Nesse cenário, o Conselho Federal de Biologia ressalta que o fato de o diretor-presidente da OMS ser Biólogo só reforça o quanto o profissional da Biologia é uma peça-chave na área da Saúde, por possuir ampla capacidade de compreensão do cenário, de projeção de impactos futuros e de gestão e coordenação de áreas multidisciplinares, tendo por objetivo conter o avanço da pandemia, investir na prevenção, tratamento e cura da doença, e salvar vidas.

O CFBio destaca ainda a importante atuação, no Brasil, de Biólogos e Biólogas que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, seja em laboratórios de análises clínicas, em institutos de pesquisa, em vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, na educação e orientação da população e de profissionais da saúde, na desinfecção e imunização de ambientes coletivos, seja na prestação de serviços essenciais para a sociedade nas áreas de Saúde, Biotecnologia e Produção e Meio Ambiente e Biodiversidade.

A esses profissionais da Biologia, e também às demais categorias que estão se dedicando à garantia da saúde das pessoas e ao bem-estar da sociedade nesse momento tão difícil, continuamos dedicando nossa homenagem e profunda gratidão.

Para saber mais sobre a atuação dos Biólogos nesse contexto de pandemia, bom como outras informações relacionadas à Covid-19, acesse o hotsite do Sistema CFBio/CRBios clicando aqui.

[Postado em 24/04/2020 | 3089 visualizações]




Quem leu, também se interessou por...

Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.