CRBio fiscaliza laboratório do Instituto de Cardologia

O Conselho Regional de Biologia – 2ª Região (RJ/ES), no dia 28/12/2016, realizou uma visita de fiscalização no laboratório de patologias clínicas no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. A visita foi motivada por reportagem veiculada pelo RJTV a respeito do aumento dos casos de infecção no hospital. Estiveram presentes Conselheiro Gustavo DiGiorgio e os fiscais Gustavo Pessôa e Carolina Borges.

Foi verificado que o os registros tanto do Instituto quanto do biólogo responsável estavam em dia com o CRBio.

No local, a equipe foi recebida pelo Biólogo Responsável Técnico Cleber de Oliveira Santos, que prestou as informações.

O laboratório é terceirizado: o Instituto de Cardiologia se responsabiliza pela coleta e a empresa terceirizada, Cientificalab, é responsável pela realização dos exames. A Cientificalab e a sua respectiva responsável técnica também estão em dia com o CRBio. Também foi informado que a terceirizada é a responsável pela manutenção dos equipamentos e fornecimento de material e que, no momento, este serviço está sendo executado normalmente. A equipe do CRBio-02 não encontrou nenhuma irregularidade no local.

O Termo de Vistoria lavrado solicita a listagem de todos os biólogos que atuam no laboratório e alerta para a obrigatoriedade de registro de ARTs, prevista em lei para cada biólogo que exerce cargo/função, tanto no Instituto de Cardiologia quanto na terceirizada.

Apesar de não constituírem irregularidades ou ameaças segundo os fiscais, pode se notar que as condições de trabalho e o estado geral de conservação do edifício são precários. Em duas das três salas visitadas os aparelhos de ar-condicionado estavam quebrados, funcionando apenas o que é essencial para a manutenção dos processos e equipamentos.

[Postado em 24/01/2017 | 3309 visualizações]




Quem leu, também se interessou por...

Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.