Fórum sobre Currículos de Ciências Biológicas promove debate sobre nova carga horária de cursos superiores

No dia 17 de março, o CRBio-02 realizou no auditório de sua sede, no centro do Rio, o Fórum sobre Currículos de Ciências Biológicas. O Fórum, uma iniciativa da CFAP/CRBio-02 (Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), foi realizado com o objetivo de debater as diretrizes da Resolução nº 300/2012 com os coordenadores de IES, e discutir as propostas de adequação das matrizes curriculares das Ciências Biológicas.

Carga horária de 3.200 horas será exigida para registro profissional de biólogos a partir de 1º de agosto de 2016

A preocupação também, era divulgar ao máximo a Resolução CFBio n° 383/2015, elaborada exclusivamente para estender o prazo do artigo 2° da Resolução 300/2012, no que se refere à solicitação do registro visando o exercício profissional  do Biólogo com base em 2.400 horas de componentes curriculares, para todos aqueles que derem entrada até o dia 31 de julho de 2016 (inclusive). Veja a matéria do CFBio aqui.

A Resolução nº 383 possibilitou a extensão do prazo para exigência de ampliação da carga horária dos cursos de Ciências Biológicas (de 2.400 horas para 3.200 horas) nas IES de todo o país - seja a instituição pública ou privada. A carga horária de 3.200 horas, assim, está prevista como requisito mínimo a partir de 1º de agosto de 2016.

Inclusão de disciplinas nos cursos superiores

Danielle Grynszpan, conselheira e coordenadora da CFAP/ CRBio-02, fez uma apresentação sobre o tema, na qual explicou que os Conselhos Regionais devem atender às resoluções do CFBio bem como aos pareceres do MEC. Neste sentido, o Fórum foi organizado para contribuir com a interação entre os coordenadores das Ciências Biológicas, em parceria com o CRBio-02.

“Apesar da função precípua do Conselho ser a fiscalização da carga horária mínima para a emissão do registro profissional, estamos verdadeiramente engajados em colaborar com os coordenadores de IES da jurisdição do CRBio-02 (Rio de Janeiro e Espírito Santo) para estudar e propor, em conjunto, a inclusão de disciplinas que integrem a grade curricular dos cursos de forma coerente com a realidade contemporânea, garantindo  a qualidade de ensino que se traduz em profissionais bem preparados para o mercado de trabalho atual, bem como para perspectivas que se abrem no futuro”, disse.

Marco Paulo Machado Thomé, coordenador do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Redentor, que conquistou o Selo CFBio de Qualidade em 2015,  dividiu com a plateia sua experiência, exibindo a matriz curricular que será utilizada na instituição. “Para evitar a evasão do curso e manter um ensino de excelência, é importante adequá-lo à realidade regional e ao perfil almejado para os alunos”, salientou.

Em decorrência da relação das Licenciaturas com a atuação no campo da Educação Básica, foi aprovado um documento como contribuição do coletivo presente, para solicitar encaminhamento do Conselho à discussão nacional sobre as bases curriculares.

O presidente do Conselho, Fernando Luiz Di Giorgio, ressaltou aos coordenadores presentes a importância do evento: “É fundamental nossa aproximação, para garantir uma educação de qualidade e alinhada aos propósitos das Ciências Biológicas. Pretendemos visitar diversas IES e promover outros fóruns como esse, visando colaborar com a formação e aperfeiçoamento dos biólogos”.

O conselheiro do CRBio-02, Jorge Pellegrino Junior, assim como a conselheira do CFBio, Lenir Lemos Furtado Aguiar, estiveram presentes no Fórum. Também participaram ativamente representantes de universidades públicas e privadas (como UERJ, PUC, UNIRIO, Souza Marques, UNIGRANRIO, IFRJ, UNISUAM, Universidade Castelo Branco, FFP/UERJ, FAMATH).



[Postado em 31/03/2016 | 6255 visualizações]


Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.