Pesquisadores desenvolvem aplicativo para conectar pessoas e onças



Um aplicativo para celular foi a solução encontrada por um grupo de pesquisadores para ajudar a evitar o desaparecimento das onças no Brasil. A ferramenta foi desenvolvida pelo OIAA (Observatório de Imprensa Avistamentos e Ataques) ONÇA/UFAM, do qual o Biólogo Rogério Fonseca (CRBio 52138/06-D) faz parte.

Agora, o objetivo do observatório é fazer com que mais pessoas utilizem regularmente o app, para informar qualquer tipo de avistamento de onças. “O monitoramento das onças não pode ficar restrito aos pesquisadores. É preciso convocar todos para que participem dessa operação nacional de salvamento do maior felino das américas, a rainha-das-selvas”, explica o Biólogo.

Rogério Fonseca é graduado em Biologia, mestre em Ciências Florestais e Ambientais e doutor em Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre. Atualmente, leciona no Departamento de Ciências Florestais da Faculdade de Ciências Agrárias e coordena o Laboratório de Interações Fauna e Floresta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

No próximo dia 29 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Onça Pintada, Rogério participará do webinar “Desvendando a onça pintada: O risco de extinção e a remuneração por serviços ambientais. Onde o Biólogo se encaixa nisso?”, realizado pelo CRBio-06 a partir das 19:00 (hora Manaus) em canal no YouTube.

Conversamos com o Biólogo para desvendar um pouco mais sobre o aplicativo, sobre onças e sobre o que todos nós podemos fazer para ficarmos conectados com nossa responsabilidade ambiental. Leia a entrevista a seguir:




CRBio-06: Inicialmente, queremos agradecer por nos conceder esta entrevista e também por ter aceito nosso convite como palestrante do webinar “Desvendando a onça pintada: O risco de extinção e a remuneração por serviços ambientais. Onde o Biólogo se encaixa nisso?”. A nossa primeira e inevitável pergunta é: Como aconteceu, qual a razão e até onde vai essa sua paixão pela onça pintada? Somente a pintada ou a parda também tem lugar no coração?

Rogério Fonseca: Vem de longa data a paixão por grandes vertebrados terrestres, antes mais por paixão mesmo. Dedicava meu tempo de lazer e estudava o comportamento dos felinos silvestres, especialmente os de cativeiro, porém, do ano de 2008 em diante, foi por necessidade. Do lugar onde morava, tive uma experiência residindo 4 anos em Humaitá, sul do Amazonas, e lá iniciamos o projeto Amigos da Onça para entender a dinâmica humano/onças e animais de criação. A onça parda também habita meu leque de paixões, os felinos silvestres em si todos representam um amor todo especial.

CRBio-06: No próximo dia 29 será comemorado o Dia Nacional da Onça Pintada. Não por acaso esse foi o dia escolhido para sua palestra, cujo subtítulo é longo e um tanto instigante. Temos realmente o que comemorar neste dia? Como devemos encarar a expressão? O risco de extinção e a remuneração por serviços ambientais. Onde o Biólogo se encaixa nisso?
Rogério Fonseca: Antes de mais nada precisamos sempre celebrar a vida, e como Biólogos somos uma das poucas profissões que possuem dever ético e moral para defender especialmente os animais silvestres, e é justamente neste dia que celebramos a “rainha das florestas”. Podemos ao menos em um dia do ano, levar à sociedade muitas informações a fim de desmistificar sobre temas que pairam sobre a espécie. O Brasil possui um status de vulnerabilidade das populações de onças pintadas, e ao menos nos pampas esta espécie está extinta e não possuímos sequer material genético para conservarmos ex situ. No mesmo caminho, as onças da caatinga seguem numa tendência de extinção e, por este motivo, a sociedade precisa criar estratégias inteligentes para que possamos proteger, preservar e mesmo conservar e manejar esta espécie para evitarmos sua extinção.

CRBio-06: Sabemos que entre as suas atividades está a criação de um aplicativo que monitora as onças, denominado OIAA ONÇA. Como surgiu essa ideia e como foi desenvolvida?
Rogério Fonseca: A universidade é um lugar que congrega um “universo” de profissionais em uma provocação sadia. Entre distintos grupos, coloquei que as onças precisavam de heróis nerds para rastrear computacionalmente estes animais, caso contrário, não saberíamos onde as onças estavam e, portanto, as perderíamos. Nesta conversa emergiu o Engenheiro de Computação Mário Alves e ele é o capital intelectual que estruturou todas as ideias de Biólogos em um aplicativo embarcado em celular, colaborando com o nosso trabalho em campo, mas principalmente possibilitando que o celular seja um instrumento de ciência cidadã.




CRBio-06: Em que estágio está o OIAA ONÇA e quais resultados que foram obtidos? Outros Biólogos podem participar? Como?
Rogério Fonseca: OIAA (Observatório de Imprensa Avistamentos e Ataques) ONÇA é uma ação de extensão contínua da UFAM que monitora dados de imprensa no mundo todo e estes dados estão estruturados desde 2016. Além disso, investigamos os avistamentos de onças e também os ataques, tendo múltiplos atores institucionais colaborando nesta ação que subsidia o ICMBIO/MMA a melhor gerenciar as populações de onças do Brasil. Todos os Biólogos podem ser um elo nesta grande teia da conservação desta espécie emblemática da fauna brasileira. Hoje, o OIAA ONÇA está disponível apenas para o sistema Android. É só acessar a loja de aplicativos, baixar e ir à campo registrar seus avistamentos diretos: a foto da onça mesmo, ou avistamentos indiretos como pegadas, rastros, fezes, marcações territoriais, arranhões em árvores e inclusive ataques, que são ocorrências mais raras.

CRBio-06: Como pesquisador do tema e considerando o seu amor pelas onças, o que mais todos nós podemos fazer por elas e sem elas, o que perdemos que não sabemos?
Rogério Fonseca: Além da representação de força e astúcia das onças, o valor existencial delas é de uma exímia prestadora de serviços ambientais silenciosos. Os benefícios vão desde propiciar com que suas presas levem sementes e frutos para lugares distantes, como serem elas, controladoras de outros animais que causam danos agrícolas, roedores especialmente.

CRBio-06: Para finalizar, deixamos com você a palavra para suas considerações adicionais. Muito grato por nos conceder tão valiosas informações.
Rogério Fonseca: Estou ansioso em levar preciosas informações aos colegas de profissão e, neste dia 29/11, nós biólogos podemos criar neste ambiente de celebração uma especial forma de conservação desta espécie. E sim, precisamos de onças vivas e, para tal, lhes convoco para esta nobre missão em direção de uma remuneração por serviços ambientais a quem preserva as onças no Brasil.

SAIBA MAIS:

COMEÇE A USAR O APP OIAA ONÇA (exclusivo para ANDROID) - Baixe e instale: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.edu.ufam.amigosdaonca.oiaaonca

PERGUNTE o que você gostaria de saber sobre onça pintada, que não teve coragem de perguntar até hoje. Os questionamentos serão respondidos durante o webinar “Desvendando a onça pintada” - Envie sua pergunta: https://www.crbio06.gov.br/index.php/comunicacao/agendas-eventos-reunioes/agenda-de-eventos/1226-o-que-voce-gostaria-saber-sobre-onca-pintada-que-nunca-teve-coragem-de-perguntar-ate-hoje

INSCREVA-SE no webinar “Desvendando a onça pintada: O risco de extinção e a remuneração por serviços ambientais. Onde o Biólogo se encaixa nisso?” - Acesse: https://www.crbio06.gov.br/index.php/comunicacao/agendas-eventos-reunioes/agenda-de-eventos/1209-desvendando-a-onca-pintada-o-risco-de-extincao-e-a-remuneracao-por-servicos-ambientais-onde-o-biologo-se-encaixa-nisso




Fonte: Assessoria de Comunicação do CRBio-06

[Postado em 27/11/2021 | 341 visualizações]




Quem leu, também se interessou por...

Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.