CRBio-02 apoia e divulga iniciativa da Conitec

Atendendo a solicitação da Rede Brasileira de Pesquisas em Toxoplasmose (Rede Toxo Brasil – www.rbpt.net), o CRBio-02 está apoiando e divulgando a consulta pública encaminhada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (Conitec) sobre a ampliação do uso do "Teste do Pezinho" para detecção da toxoplasmose congênita no país.

A Rede é favorável à ampliação do uso da triagem para detecção da toxoplasmose congênita e pede a todos apoio para divulgar entre seus pares e manifestarem-se na consulta pública, aberta até o dia 17 de janeiro de 2020.

A justificativa aponta a necessidade de oferecer:

· O diagnóstico e tratamento precoces para as crianças;

· Avaliar a prevalência da infecção em todo o país;

· Determinar o impacto regional da doença;

· Fortalecer as ações de pré-natal tendo como um dos parâmetros a distribuição das prevalências da infecção congênita;

· Atualizar o conhecimento dos profissionais que atendem gestantes e crianças sobre prevenção e controle da infecção; e conhecer o perfil da endemicidade no país para maior rapidez na identificação de surtos.

"Acreditamos no benefício dessa ação, que associada às outras medidas de prevenção, educativas e rastreamento pré-natal, resultará no diagnóstico precoce e melhor assistência para as crianças expostas e infectadas", afirma os representantes da Rede Toxo Brasil.

Foi estabelecido o prazo de 20 dias, a contar da data de publicação desta Consulta Pública, para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas. A documentação objeto desta Consulta Pública, o endereço para envio de contribuições estão à disposição dos interessados no link abaixo. A Secretaria-Executiva da CONITEC avaliará as contribuições apresentadas a respeito da matéria.

ü Botão da consulta pública http://conitec.gov.br/consulta-publica-avalia-ampliacao-do-teste-do-pezinho-para-deteccao-da-toxoplasmose

O relatório da Rede Toxo Brasil sobre a documentação disponibilizada pela Conitec será em breve disponibilizado ao público.

[Postado em 17/01/2020 | 1357 visualizações]


Termo de Aceite e Consentimento
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar nesse site, você concorda com o monitoramento e nossa política de privacidade. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade.